Ações Formativas - Postagem

Fontes de informação sobre Covid-19

Fontes de informação

Neste momento histórico estamos vivenciando a pandemia do Covid-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019), para a qual ainda não temos profilaxia. No mundo inteiro instituições de fomento à pesquisa publicam editais conclamando cientistas a se reunirem para encontrar respostas em nível de antecipação (vacina) ou terapia. E no Brasil não tem sido diferente.


Em texto para a coluna A hora da ciência (O Globo, 8/5/2020), Patricia Rocco[1] lembrou que “A ciência brasileira é excelente e sempre solidária [e] jamais desiste”. Participante ativa nos grupos internacionais, a comunidade científica brasileira também está recebendo incentivos à participação em editais de pesquisa e formação científica, como mostra um levantamento do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro[2], que compartilhamos no Editorial A ciência em ação, publicado no n.2 do v.30 [2020] da revista Informação & Sociedade: Estudos (para ler, clique no link).


Atento a sua função como serviço de referência, bem como em atenção às necessidades dos usuários da informação, na sociedade, o LTi compartilha links para fontes de informação confiáveis sobre o Covid-19. Novas fontes serão acrescentadas à medida em que forem descobertas por nossos colaboradores. 

[1] Médica, Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e membro da Rede-Virus, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

[2] Realizado pelo aluno de graduação em Biblioteconomia Marcus Guimarães, sob orientação do Prof. Gustavo Freire, pesquisador do LTi.


Equipe


Isa Maria Freire, coordenadora do LTi 

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, editor do Portal LTi

Gustavo Henrique de Araújo Freire, pesquisador autor do LTi

Jayro Pita Brito, pesquisador participante do LTi

Arthur Stanley, pesquisador aprendiz do LTi

Fontes de informação

IBICT

  • Diretório de fontes de informação científica de livre acesso sobre o Coronavírus (artigos, teses e dissertações, bases de pré-print, relatórios e evidências, dados de pesquisa e agregadores de informação científica) | Link: http://diretoriodefontes.ibict.br/coronavirus/

Fiocruz

  • Portal Fiocruz apresenta agenda de lives e transmissões on-line da Fundação Oswaldo Cruz

Comunicação Portal Fiocruz

O isolamento social é fundamental para o controle da pandemia de Covid-19. Quem pode, deve ficar em casa e ajudar a proteger a saúde de todos. No entanto, as atividades da Fiocruz não param nesse momento delicado: além de sua atuação na pesquisa e no atendimento, a Fundação mantém uma intensa agenda virtual de atividades abertas ao público - que agora está reunida num único espaço no Portal Fiocruz!

Conheça a área de transmissões online da Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/transmissoes-da-fiocruz

São lives, webinários, atividades acadêmicas, eventos on-line e transmissões ao vivo de diversos tipos, disponibilizadas pelas unidades da Fundação em seus canais no Youtube, Facebook e Instagram. Os vídeos abordam questões e desafios importantes relacionados às múltiplas áreas de atuação da Fiocruz e ajudam a refletir sobre os impactos sociais, econômicos e culturais da pandemia. No mesmo espaço é possível consultar a agenda de próximos eventos, lives e defesas e qualificações programados, com informações completas sobre horário e plataforma em que será feita a transmissão.

Assim você não perde nada sobre nossas atividades! #FiqueemCasa e #AssistaaFiocruz

Mais conteúdo online

Além de suas transmissões ao vivo na internet, a Fundação disponibiliza outros materiais audiovisuais para o público nesse momento de isolamento. Ainda no Portal Fiocruz, por exemplo, é possível conferir uma galeria especial com os vídeos relacionados à pandemia de Covid-19 produzidos pelas Unidades da Fundação (https://portal.fiocruz.br/coronavirus-videos) e a mostra audiovisual 'Ciência, saúde e sociedade' (https://portal.fiocruz.br/mostra-audiovisual-ciencia-saude-sociedade), composta por 30 filmes do acervo da VideoSaúde Distribuidora que demonstram a importância do Sistema Único de Saúde e de seus profissionais e técnicos.

Além disso, o Canal Saúde (https://www.canalsaude.fiocruz.br/) apresenta uma produção audiovisual diária disponível por meio de antena parabólica e na internet (na página do Canal Saúde e no Portal Fiocruz).

Visite a nossa agenda de transmissões online: https://portal.fiocruz.br/transmissoes-da-fiocruz

FAPESP

  • https://covid19.fapesp.br/

Ministério da Saúde

UFPB

Portal de Transparência de João Pessoa - Aba Covid-19

https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/# 

Observatório Covid 19

https://gpcin.ufsc.br/observatorio-covid-19/


Research Square

https://www.researchsquare.com/article/rs-29397/v1


Evidências Científicas COVID-19

https://www.facebook.com/Evid%C3%AAncias-Cient%C3%ADficas-Covid-19-103582338074764/

Redes Sociais da Divulgação Científica sobre a COVID-19

https://twitter.com/Covid_19DC

https://www.instagram.com/covid_19dc/

https://www.youtube.com/channel/UCmHB5LSPew9zZWDVUozJ14g

https://www.facebook.com/coronavirusdc


Boletim da Ecos - FS/UnB

https://facebook.com/ecosunb/posts/2663809900539820


Os impactos da Covid-19 nas áreas da Ciência da Informação

https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/33373/27486

Referência: Cunha, M. B. da. (2020). Os impactos da Covid-19 nas áreas da Ciência da Informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(3), 756-759.


Transparência COVID-19

https://transparenciacovid19.ok.org.br/


PERIÓDICOS CIENTÍFICOS – Edições especiais


REVISTA ELETRÔNICA DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO & INOVAÇÃO EM SAÚDE

https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/issue/view/97/showToc

A.to.Z  NOVAS PRÁTICAS EM INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

https://revistas.ufpr.br/atoz/issue/view/3029