Home > Movimento Competências
 
 
Locations of visitors to this page
 

Movimento Competências


Vivemos em uma sociedade mediada pela informação, porém, os recursos para seu acesso, uso, avaliação e comunicação são insuficientes para atender às demandas da cidadania. Em decorrência, é necessária a formação para o desenvolvimento da Competência em Informação que atenda a essas demandas.

A Competência em Informação deve ser compreendida como um direito fundamental da pessoa humana, intrínseco ao seu próprio ser, sendo essencial à sua sobrevivência. É imprescindível criar discussões sobre o reconhecimento dessas afirmações, colocando a Competência em Informação (CoInfo) nesse contexto, de modo a suscitar reflexões e ações em prol desse direito.

A emergência e a importância da CoInfo para o Brasil nos últimos anos, indica fortemente a necessidade de compartilhamento de experiências e vivências aplicáveis à realidade brasileira, para o enfrentamento de desafios que exigem e implicam na redução das iniquidades sociais e desigualdades regionais, no que diz respeito às políticas de acesso e uso da informação para o exercício da cidadania e o aprendizado ao longo da vida.

O Movimento Competências em Informação vem se organizando mediante a realização dos Seminários Competências em Informação: cenários e tendências, cuja primeira edição aconteceu em Maceió, no âmbito do XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia Ciência da Informação, em agosto de 2011. O segundo aconteceu em Florianópolis, em julho de 2013, e o terceiro em Marília, em setembro de 2014. Ainda em 2014, houve um seminário em outubro, no âmbito do XV ENANCIB, em Belo Horizonte.

Os documentos desses eventos e o pensamento do Movimento Competências em Informação estão disponíveis a seguir.

Link para arquivo Declaração de Maceió (2011) – Português
Link para arquivo Declaração de Maceió (2011) – Inglês
Link para arquivo Declaração de Maceió (2011) – Espanhol

Link para arquivo Declaração de Florianópolis (2013) – Português
Link para arquivo Declaração de Florianópolis (2013) – Inglês
Link para arquivo Declaração de Florianópolis (2013) – Espanhol

Link para arquivo Declaração de Marília (2014) – Português
Link para arquivo Declaração de Marília (2014) – Inglês
Link para arquivo Declaração de Marília (2014) – Espanhol

Link para arquivo Relatório seminário ENANCIB (2014)

 
 
 
 
 

 

Laboratório de Tecnologias Intelectuais